quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Comunidade de Manimbu vai ganhar unidade básica de saúde

Por Cláudio Oliveira
unidade deverá ser semelhante às existentes no município
Segundo nota do jornal Correio da Tarde, será construída em São José de Mipibu uma nova unidade básica de saúde nos próximos dias. A comunidade privilegiada seria Manimbu.

O equipamento deverá contar com área coberta de aproximadamente 224,54 metros quadrados. A empresa construtora deverá ser escolhida no dia 09 de setembro.
 (com informações do Correio da Tarde)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Presidenciáveis em Natal: José Serra também foi ao Alecrim

Por Cláudio Oliveira/fotos Elpídio Júnior
José Serra, candidato à presidencia da república pelo PSDB, José Serra desembarcou em Natal na tarde desta quarta-feira (25) onde realizou caminhada pelas principais avenidas da capital até o bairro do Alecrim, onde suas concorrentes Dilma Roussef e marina Silva também estiveram no mês passado.
 

A candidata ao governo do estado, Rosalba Ciarlini(DEM), os senadores João Faustino (DEM) e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e outros aliados políticos no estado estavam co Serra em Carro aberto.

Após cumprimentar comerciantes e fazer comício no Alecrim, o candidato participou da inauguração do "Comitê Serra 45", na Avenida Alexandrino de Alencar, em Lagoa Seca. Nesta ocasião, lhe foi entregue "a carta do RN": um documento com propostas para o desenvolvimento do Estado.

Serra prometeu que trará mais investimentos para as obras da copa de 2014 em Natal, além de além investimentos em saúde, saneamento e educação profissional e ressaltou que as pesquisas não são tão importantes, o importante são as propostas.

Começa hoje Workshop sócio-educativo no Arenã

Por Cláudio Oliveira
Até a próxima sexta-feira (27), a Escola Municipal Prefeito Janilson Ferreira- Arenã, realiza o "1º Work Shop Sócio-Educativo; Direitos e Deveres, o que é isto? É seu dever conhecê-los". O evento começa nesta quarta, às 19h com apresentação musical gospel e músicas que retratam questões sociais dos alunos.
Durante o Workshop, haverá exposições de cartazes informativos e educativos, apresentações teatrais, dos Poema-reflexões, desfile dos personagens que compõem a história dos direitos e deveres do Brasil e palestra educativa com a Promotora de Justiça do Ministério Público. No encerramento haverá show Acústico com a Banda Filarmônica 15 de Março (Monte Alegre).

A ditretora da Escola Aldeísa Alves informou que em todos os espaços educativos haverá palestras educativas e dinâmicas com vale-brindes realizadas pelos alunos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Poucos acessos na duplicação da Br 101 em Mipibu (assista a reportagem)

Por Cláudio Oliveira
Segundo o superintende regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT estão garantidos para Mipibu apenas dois retornos, uma passarela e um acesso com faixa de pedestre e  semáforo nos 3 quilômetros de BR duplicada em Mipibu. Assista a reportagem exibida na última sexta feira (20) pela TV Universitária que veio à cidade, ouviu moradores e rececbeu esta confirmação do DNIT.



Como se pode ver na reportagem, parece que não haverá jeito. A população é quem sofrerá. O cidadão que estiver próximo à parada do Bairro Novo querendo chegar ao Quebra Fuzil, deverá caminhar até o retorno após a antigo mosteiro ou até a rodoviária e depois voltar para chegar ao ponto desejado.

Paróquia busca legalizar 90% de suas terras

Por Isabel Cristina
A paróquia de Santana e são Joaquim está com 90% dos terrenos de seus imóveis sem documentação. O assunto foi debatido no último encontro administrativo realizado no último domingo,22. A programação contou com momentos de orções, e discussão sobre o assunto.


O advogado e membro do conselho administrativo, Dr. Artur Coelho, ministrou palestra na ocasião sobre a legalidade dos terrenos. A maioria das propriedades foi doada por fazendeiros ou prefeitos ao longo dos anos, pelas comunidades da cidade. O problema é que essas doações não foram efetivadas oficialmente.

  
Ao fazer o levantamento histórico das propriedades das áreas que pertencem à paróquia, o padre Matias Soares e o Conselho Administrativo e Econômico Paroquial, em conjunto com a equipe administrativa de cada capela decidiram tomar as providencias de legalização, por meio de Procuração de Usocapião (aquisição pelo tempo de uso do terreno), doação ou posse por tempo de estabilidade.


Durante a discussão no encontro, o padre lembrou que a finalidade da igreja é evangelizar, promovendo a dignidade e o bem das pessoas, mas que a evangelização deve andar junto à administração. O padre esclareceu que legalizar esses imóveis é benefício para toda a comunidade paroquial mipibuense e não para a pessoa do padre, que hoje está à frente da paróquia, mas brevemente pode ser transferido.

SAIBA MAIS:
Usocapião: A partir de 11 de janeiro de 2003, o código civil estabeleceu que, ao invés de esperar vinte anos para dar a entrada na ação de usucapião, a posse deve ser exercida por quinze anos. Em casos especiais, como quando a posse é domicílio, o prazo passa a ser de dez anos. Se o ocupante não possuir outro imóvel, o prazo cai ainda mais, desta vez para cinco anos.
A paróquia de Santana e São Joaquim está com 90% dos terrenos de seus imóveis sem documentação. O assunto foi debatido no Encontro Administrativo realizado no último domingo (20), quando os participantes rezaram, louvaram e discutiram sobre o assunto.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

IBGE enfrenta dificuldades na realização do Censo

Por Cláudio Oliveira, Darlene Alves e Augusta Santos/fotos ilustrativas
Assim como em todo o país, em Mipibu não está sendo diferente. A insegurança é o principal motivo que está interferindo na realização do Censo 2010. A informação é repassad pela prefeitura da cidade que está utilizando carro de som, mesagem pela internet e orientação nas escolas numa campanha para incentivar a população a colaborar com o Censo.

A iniciativa partiu quando um recenceador teria declarado à administração municipal que há muitas casas com portas fechadas e muitos moradores se recusando a receber os trabalhadores do IBGE. “Tem um condomínio que só conseguimos acesso á menos da metade das casas. O restante dos moradores não quis nos receber, alegando temer assaltos”, contou o recenseador.

São José está dividida em 56 setores por onde 35 recenseadores, que foram treinados no período de 19 à 24 de julho, percorrerão para obter informações que tracem o perfil do morador mipibuense. No período de três meses devem ser cadastrados todos os domicílios mipibuenses.

A pesquisa conta com o questionário básico, com 16 perguntas,  e o de amostragem, com 100 questões que apuram dados mais específicos dos domicílios. A aplicação dos questionários deve durar de  30 a 50 minutos. O Censo deste ano está todo informatização por meio de computadores de mão.

A população reconhecerá o recenseador por estar estar usando colete azul-escuro e boné com a marca do IBGE, além de um crachá. Mesmo assim, se o cidadão tiver dúvidas poder ligar para o IBGE (0800 721 8181) ou entrar na página da internet (http://www.ibge.gov.br/). As entrevistas são presenciais, mas o cidadão que estiver ausente poderá responder à pesquisa pela internet, mas a autorização se dá somente após visita do recenseador.

ARTIGO: O suicídio na Juventude


A Igreja tem uma grande preocupação com o bem da juventude. Tanto pela sua estrutura e dinâmica existencial e, hoje, sobretudo, pelo que é oferecido pelos dinamismos da Posmodernidade, o trato com a juventude se tornou mais desafiador. As famílias estão em crise, com seus novos paradigmas, que não preenchem as inquietações dos seus dependentes, os meios de comunicação que massificam os sonhos e projetos pessoais, os desafios sociais do desemprego, da saúde, do lazer, da educação, da política, dos afetos e em conseqüência de tudo isto, da própria identidade.

Eu visitei por duas vezes a Suíça. é um país fantástico. Tudo muito organizado. Um padrão de vida econômica excelente. A polidez dos seus habitantes é notória. O ambiente geográfico é muito bonito e, sem dúvida, enaltecedor da alma humana para quem vai ficar algum tempo de férias ou para estudar. Sem mais delongas, em meio a esta realidade está a juventude com suas características da idade, acrescidas daquelas que são auferidas pelas circunstancias geográficas, sociais e ambientais. Quanto ao que é trivial aos jovens, permanece o desejo de viver plenamente a alegria de ser humano. A juventude é o símbolo mais humano do significado da alegria e do amor. Um jovem triste é um triste jovem.

 É muito preocupante quando observamos um jovem que transparece infelicidade. Nas escolas, igrejas, grupos de jovens, constantemente se constatam jovens infelizes. Não preciso dizer mais sobre as causas tão freqüentes destas atitudes. Já foram citadas no início.  A Suíça, mesmo com várias vantagens materiais que são oferecidas pelos pais aos filhos, é o terceiro país do mundo onde os jovens mais se suicidam. Existe um alto índice de uso de drogas e principalmente de famílias em crise. Mas não esqueçamos que lá os pais dão aos filhos bens para suprir as tantas carências que não podem ser supridas por regalos. Devido a tantos afazeres e ingerências das próprias necessidades pessoais, não conseguem cuidar daqueles que mais precisam ser curados. Há a grande crise dos valores humanos. Falta a atenção para o que é intrínseco à Condição Humana. O fenômeno do suicídio da juventude não difere em nada do que acontece em qualquer outra fase da vida. Esta é um dom. É a atitude mais desumana do humano é querer tirar a própria vida. Quando este tipo de ação é praticado por um jovem há a tragédia que desafina a fantástica orquestra da existência. O suicídio é a mais brutal de todas as violências. 

O caos que invade completamente o que deveria ser só harmonia. Desconsiderar que a pessoa necessita do meio para realizar-se é desumano; mas dizer que o meio dispensa o que existe de mais humano é mediocridade. A vida pode ser comparada a casa que nós queremos e devemos construir todos os dias. A cada dia vai sendo colocado um tijolo. Com atitudes dignas de tudo o que é de Deus, como o amor, o perdão, o respeito, a justiça, a honestidade, a misericórdia, a alegria, a paz etc., a vida dos jovens começará a tomar um outro rumo; não só na China, no Japão, na Suíça, mas também, em nossas famílias, escolas, igrejas, grupos de apoio. 

Por fim, lembrar do que Jesus um dia disse ao jovem rico que o buscou: “Não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não dirás falso testemunho. Honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Eu tenho observado tudo isso desde a minha mocidade. Que me falta ainda? Jesus disse-lhe: Se queres ser perfeito, vai, vende o que tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue” (Cf. Mt 19,18-21). Os jovens precisam de sentido para vida. Assim o seja! 

Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibú-RN

sábado, 21 de agosto de 2010

Paróquia realiza Assembléia administrativa

Por Isabel Cristina/foto arquivo
Neste domingo, 22, a Paróquia de Santana e São Joaquim, em mipibu, realiza o 2º encontro anual da assembléia administrativa, para grupos pastorais e movimentos da cidade e do interior. A assembléia acontece no Instituto Pio XII das 8h às 13h e será coordenado pelo pároco Pe. Matias e pelo Conselho Administrativo da paróquia.
A finalidade do encontro é avaliar a administração do 1ª semestre e planejar as atividades do 2º. “Que esse momento seja de conscientização para os participantes, que eles possam perceber que a gestão dos bens matérias da nossa paróquia é responsa-bilidade de todos.” comenta o padre.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisas eleitorais e suas desigualdades: Confiar nelas?

Por Cláudio Oliveira/imagens ilustrativas
Quem acompanha os resultados das pesquisas eleitorais às vezes fica confuso quando compara os resultados. No Rio Grande do Norte, o Vox Populi e o Ibope divulgaram recentemente pesquisas realizadas quase nos mesmos dias (07 a 10 / 10 a 13 de agosto) mostrando (sem contar a margem de erro, apenas a média) diferentes resultados: Rosalba Ciarline com 49% e Iberê com 24% na Vox e 48% para Rosalba contra 20% para Iberê, na Ibope. A explicação pode estar na metodologia que cada um dos três maiores institutos do país (Datafolha, Vox Populi e Ibope) utilizam.

O Vox Populi normalmente faz perguntas iniciais, medindo se o entrevistado está atualizado sobre política, além da sua avaliação do governo e dos candidatos. A ordem das perguntas interfere no resultado e obriga o eleitor a pensar antes sobre outros critérios.  O Datafolha testa primeiro a opção espontânea. Segundo especialistas, a confiabilidade do resultado é maior quando se vai direto ao ponto.

A escolha do local de abordagem também influencia. Enquanto Ibope e Vox Populi realizam a maioria das pesquisas na casa dos entrevistados, o que permite a estratificação geográfica e por classe social, além da checagem posterior para comparar de forma mais confiável os novos resultados.  Já o Datafolha busca os eleitores nos chamados “pontos de fluxo”, como ruas movimentadas. Quem é en­­trevistado na rua, supostamente sente-se mais livre para responder realmente como  pensa.
Há ainda um outro problema: não há como ter total controle sobre a relação entre o entrevistador e o en­­trevistado e se houve algum tipo de estímulo ou indução, mesmo com um índice de 20% de checagem.

Para o eleitor resta utilizar os resultados das pesquisas apenas como meio de informação e não como fator determiinante de voto. Este fator determinante deve se focar no trabalho, no caráter e, claro, nas propostas dos candidatos, lembrando que há propostas que percebe-se 'de longe' que jamais serão cumpridas.

Dois acusados de assalto e sequestro em Monte Alegre foram presos Mipibu

Por Cláudio Oliveira/foto divulgação
A polícia já prendeu três dos seis acusados de terem tentado assaltar uma agência bancária do município vízinho, Monte Alegre. Os assaltantes são paraibanos e foram identificados por Zaqueu Ramos da Silva, Ivanildo Domingos da Silva e Erivan Pereira de Souza.
Este último foi preso em Mamanguape, na noite de quarta-feira(18), enquanto os outros dois foram pegos no distrito de Manimbu, em São José do Mipibu, na madrugada de quinta-feira(19).

Um carro e cinco armas usados por eles já foram recuperados. As prisões ocorreram em operação conjunta da Polícia Militar e Civil. A pretenção da polícia é prender todos os envolvidos o mais rápido possível. (com informações do Dnonline)

Saiba como foi o caso: Assaltantes aterrorizam Monte Alegre e fogem para Mipibu

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TV Universitária fará reportagem em Mipibu

 Por Cláudio Oliveira/foto nominuto
Nesta sexta-feira (20) o problema que Mipibu está enfrentando com a falta de acesso na duplicação da BR 101 será tema de uma reportagem da TV Universitária. Por volta das 8h00, a equipe da TV estará filmando e ouvindo moradores pelo trecho que corta a cidade.


Rosalba perde pontos e Iberê sobe em pesquisa BandNatal/ Vox populi

Por Cláudio Oliveira/arte
A Tv BandNatal divulgou na noite de ontem a terceira rodada de pesquisa eleitoral para intenções de votos. Segundo a pesquisa, a candidata do DEM ao Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, está na frente com 49% das intenções de voto e o candidato do PSB, Iberê Ferreira,  vem em seguida com 24% na corrida eleitoral. Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece, em terceiro, com 11%.

Neste caso, verifica-se que, comparado à última rodada da mesma pesquisa,  Rosalba caiu quatro pontos (tinha 53% e hoje tem 49%) e Iberê subiu seis pontos (tinha 18% e está com 24%).

Brancos e nulos somaram 5% e não souberam ou não opinaram 11%. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais mais ou para menos, com 700 pessoas ouvidas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa completa, com análise de especialistas, será divulgada nesta quinta-feira (19), no programa Boa Tarde RN, que vai ao ar dàs 13h50 às 14h30.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 21.386/ 2010, e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número 22.951/ 2010.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Assaltantes aterrorizam Monte Alegre e fogem para Mipibu

Por Cláudio Oliveira/fotos Júnior Santos
Uma quadrilha tentou realizar assalto em Monte Alegre nesta tarde de quarta-feira(18), mas foram surpreendidos por agentes penitenciários que estavam no Fórum da cidade e que auxiliaram a polícia, iniciando uma troca de tiros.Dois PMs e um bandido foram baleados.

Após o tiroteio, os bandidos invadiram o batalhão da Polícia Militar e fizeram policiais reféns , fugindo do local em uma viatura da policial para um canavial no distrito mipibuense de Laranjeiras do Abdias.


Lá os policiais foram abandonados. O sargento que estava no carro e foi abandonado na mata utilizou um rádio para pedir reforço policial e, utilizando o aparelho de GPS da viatura, os policiais tiveram a localização do veículo e, até o início da noite, a polícia continuava cercando a área em busca dos bandidos.
 (Com informações do jornal Tribuna do Norte)

Mipibu discute sistema de transportes da região metropolitana

Por Cláudio Oliveira/fotos ilustrativas
Nesta quinta-feira (19) uma audiência pública que debaterá o Plano Diretor de Transportes da Região Metropolitana da Grande Natal. A audiência foi uma proposição do vereador Jamaci Oliveira e será realizada no plenário da Câmara Municipal, a partir das 9h30, aberta ao público.

Na ocasião o Plano será debatido com técnicos do Departamento de Estradas e Rodagens-DER/RN. A audiência se tornará mais interessante se as autoridades presentes (representantes do povo) questionarem sobre a falta de fiscalização do DER.

A qualidade nos transportes públicos é um direito dos cidadãos ainda não alcançado pelos mipibuenses, por isso, a ocasião será propícia para se discutir sobre superlotação, descumprimento dos horários, alto valor das passagens sem que haja melhorias na frota e, muitas vezes, o desrespeito com os passageiros e até a falta de profissionalismo dos motoristas e cobradores.

Desde 2007 o DER-RN está realizando estudos para a implantação do Plano Diretor de Transporte da RMN, que estuda uma possível integração dos sistemas intermunicipal e urbano. É uma boa solução para melhorar a qualidade do serviço oferecido, mas parece enfrentar dificuldades para a unificação das tarifas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mipibu terá reforço do exército no dia das eleições

Por Cláudio Oliveira/fotos ilustrações
São José de Mipibu e mais 19 municípios do Rio Grande do Norte receberão reforço militar no dia das eleições. Além da Polícia Militar, soldados do exército estarão na cidade no dia do pleito para garantir a tranquilidade das eleições, devido à solicitação da juíza eleitoral da cidade.

Os policiais permanecerão há 100m dos locais de votação e só entrarão a esses locais se forem chamados pelos mesários. Na última eleição, foram registradas seis detenções e o cartório chegou a ser cercado pelo exército, devido à grande aglomeração de pessoas em frente ao prédio.

O comprometimento político-eleitoral da Força Policial local; candidaturas de políticos locais aos cargos objetos do pleito; extensão do município com vários distritos na zona rural com difícil acesso ao centro da cidade e necessidade de reforço através das tropas federais foram as justificativas para o reforço.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Município quer trabalhar com concluintes mipibuenses do IFRN

Por Cláudio Oliveira/foto nominuto.com
Estudantes de São José de Mipibu, concluintes de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFRN podem ter a chance de trabalhar em projetos da própria cidade. É o que pretende o  
prefeito em exercício de Mipibu, José Arízio Fernandes, que esteve recentemente reunido com a direção daquela instituição.

Segundo a assessoria da prefeitura, o prefeito está buscando uma parceria visando ações integradas onde os estudantes atuem no geo-refenciamento das escolas municipais, uma vez que o município está finalizando projetos que serão enviados ao Ministério da Educação. Além disso um convênio com o IFRN está sendo estudado para possibilitar a criação de um sistema denominado Sistema de Informações Geográficas-SIG, pelo qual seria feito um completo mapeamento geográfico de São José de Mipibu.

Bairro do Tancredo Neves se reúne encerrando festa da padroeira

Por Cláudio Oliveira/fotos
Depois de uma semana de orações, caminhadas penitenciais, celebrações e missas, os moradores do Bairro Tancredo Neves reuniram-se na capela local para celebrar o dia da padroeira Nossa Senhora da Assunção.

A festa terminou com uma Missa celebrada pelo padre Matias na noite de ontem, quando um grupo de crianças realizou a primeira eucaristia.

Durante a missa, o padre ressaltou que a festa sirva para os trabalhos pastorais permaneçam durante todo o ano e a fé se fortaleça a cada dia e não apenas durante a semana da padroeira.

Na ocasião também foram anunciados o rei e a Rainha da Festa 2010, que receberam das mãos do padre, presentes da organização da festa.

sábado, 14 de agosto de 2010

Sindicato, município e igreja planejam festa para professores

Por Cláudio Oliveira/fotos cedidas
Em reunião realizada na sexta-feira (12) na casa paroquial de Mipibu, coordenadores do Núcleo Sindical, padre Matias e representantes da igreja, assim como a secretária de Educação Ana Ferreira, confirmaram uma festa de confraternização para os educadores no dia dedicado a eles, 15 de outubro. Os representantes do sindicato acreditam que a ocasião será propícia para os educadores perceberem que a evolução na educação não depende somente dos governos, mas também deles.


De acordo com a professora Maria Leandra, que esteve junto ao padre representando a paróquia "é uma festa e os professores são os convidados" por isso não haverá nenhuma taxa para os professores que desfrutarão neste encontro de um debate onde se refletirá sobre os desafios da educação atualmente, além de sorteio de brindes, almoço e música ao vivo. Para a Secretária Municipal de Educação será uma oportunidade de reunir todos os educadores pela 1ª vez após o último concurso público.

O evento será possível graças a união entre a Secretaria Municipal de Educação, Núcleo Sindical dos Educadores e a Paróquia. Cada um deles está encarregado por uma parte dos gastos do evento. A expectativa é de que cerca de 300 educadores das escolas municipais e estaduais de Mipibu participem do encontro, que deve acontecer na Escola Estadual profº Francisco Barbosa.

ARTIGO: Responsabilidade conjunta na Educação


Por pe. Matias
Nós estamos numa fase muito importante para a efetiva concretização da Democracia. Nos estados e no País acontecem o que se poderia chamar de uma “circunstanciada e bem demarcada forma de eleição”. Serão escolhidos os chefes do executivo, estaduais e nacional, (governadores-as e presidente) com os demais fiscalizadores do que estes vão realizar em favor do Povo, ou seja, os senadores e deputados estaduais e federais. Eles devem ter em vista, para uma justa administração, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (CF. Caput, art, 37)!?!?!? (...). Convém que seja tratado e buscado pelas pessoas o que estes princípios significam para a Administração Pública e se eles são autenticados pelos chefes do poder executivo e membros do legislativo.

Um leitor atento poderia pensar que a reflexão giraria em torno destes pontos; contudo, o que fica é a provocação: nas diversas realidades, estes elementos são trabalhados? Com a crise ética e a falta de gestores preparados para assumir estas funções, o que vemos é a infeliz presença de pessoas incompetentes para conduzir a “res publica”. Esta constatação nos remete a um desafio muito atual e necessário, a saber: qual o nível de educação e que tipo de formação estão sendo oferecidas nas escolas e universidades?  Quais fontes e autores são estudados nos cursos preparatórios? Que ideologias são tidas como bases de pensamento nos ambientes acadêmicos? Quais destas formas de pensar são ‘boas’? Existe uma que de fato ‘harmonize’ a pessoa como sujeito da sua história, implicando todos os relevantes individuais e sociais? Hoje se fala muito numa formação personalista e afetiva; mas podemos perguntar: ela tem espaço nas estruturas capitalistas que se alimentam e só sobrevivem pela supremacia econômica de alguns e a degradação e exclusão da maioria? Pela objetivização do humano pelo empresarial? Onde vamos parar? Que modelo de educação nós queremos? Existe uma possibilidade? Estas inquietações precisam fazer parte das atitudes de qualquer gestor, que, mesmo sem formação técnica, seja consciente da importância da educação para o futuro do nosso povo.

Sendo assim, nos provoquemos e sentemos para o diálogo. As várias instituições têm muito para oferecer nas diversas instâncias do País. Se essa possibilidade ainda não foi veiculada pelo Estado, podemos articulá-la pelas vias municipais. Não é mais concebível, na atualidade, poderes isolados. Pensemos no que significa pensar a Posmodernidade. O que ela pode nos dizer no que concerne à “arte de lidar com o poder hoje”? Vale a reflexão! Tomemos a responsabilidade pela educação como uma bandeira comum. A própria integração dialógica e, quiçá, somente ela, possibilitaria uma linha de formação permanente que correspondesse às necessidades humanas e aos anseios da cultura Posindustrial.

Quem se habilitar a lutar por este objetivo já começará bem o seu mandato. Pois, “a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (CF. Caput, art, 205). Por isso que, o reconhecimento e a interação das diversas instituições que têm a credibilidade da Sociedade, sejam tidos como importantes para concretização destes planos localizados que incluam principalmente os Entes federativos, a Igreja, as Universidades, as Escolas e, principalmente, as Famílias. Com valores e sem ressentimentos podemos fazer a nossa parte. Assim o seja!
Pe. Matias Soares
Pároco de São José de Mipibú-RN.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Neste sábado tem 2ª dose da vacinação contra paralisia infantil

Por Cláudio Oliveira
Neste sábado (14) os pais que tiverem crianças menores de 5 anos devem levá-las a qualquer unidade de saúde para que recebam a segunda dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 24 milhões de doses do 'zé gotinha' serão distribuídas pelos 115 mil postos do Brasil.


Em Mipibu as unidades dos bairros e Centro da cidade estarão vacinando das 8h às 17h, mas desde a segunda-feira (09) já estavam aplicando a vacina, sendo que a 1ª dose foi aplicada em 12 de junho/2010. Não há contra-indicação, as crianças que estão gripadas podem tomar a dose. A única ressalva é para as que estão com diarréia ou febre acima de 38 graus.

Há 21 anos não se registra casos da doença no país. No Rio Grande do Norte, o último caso foi diagnosticado em São José do Seridó no ano de 1989. Para manter esse quadro de imunidade, a população não pode se descuidar.

Dúvida sobre inscrição em um dos seis cursos da UFRN pelo ENEM:

Por Claúdio Oliveira/imagens ilustrativas
*Eu queria saber quando vai estar disponivel para se fazer a inscrição na UFRN para os cursos do enem. Fui fazer minha inscrição e os cursos do que adotaram o enem nao aparecem na lista. Entao se possivel gostaria que me informasse se a inscrição na UFRN para algum desses seis cursos é feiot antes ou após a prova do enem e como deve se fazer já que as inscrições da UFRN estao proximas do encerramento e o enem é em novembro. Obrigada!  (Pergunta de um leitor anônimo)

Para se inscrever em um dos seis cursos (Zootecnia, Engenharia Agrônoma, Engenharia Florestal, Engenharia de Software, Geofísica e Gestão Hospitalar) que a UFRN disponibilizou para ingresso por meio do ENEM neste ano, o candidato deverá primeiro, realizar o ENEM 2010 que vai acontecer nos dias 6 e7 de novembro.
Com o resultado do Exame o interessado deverá assessar o site do Sistema de Seleção Unificada - Sisu e realizar a inscrição, sem pagamento de taxas, informando seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2010, sendo facultada ao candidato a criação de uma nova senha para acesso ao Sisu, ou seja, poderá acessá-lo com a mesma senha do ENEM.

O período de inscrição no Sisu ainda será definido pelo MEC, após o ENEM. Ao se inscrever no Sisu, o candidato escolhe numa lista a instituição e o curso que pretende concorrer à vaga. Posteriormente o MEC divulga os selecionados para as vagas, podendo fazer novas chamadas se o selecionado não se inscrever no período indicado. 

SÓ PRA LEMBRAR: As inscrições para o vestibular normal da UFRN vão até o próximo dia 29 de agosto, podendo ser realizadas através do endereço eletrônico da Comperve. O local de realização das provas será divulgado no site da Comperve, a partir do  dia 09 de novembro deste ano. O vestibular 2011 da UFRN acontece no período de 28 a 30 de novembro de 2010.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Veja o tempo dos candidatos no Horário Eleitoral da TV e rádio

Por Cláudio Oliveira/imagens divulgação
A horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começa na próxima terça-feira, 17 de agosto. Nas rádios, a programação será interrompida das 7h às 7h18 e das 12h às 12h18 e na televisão, das 13h às 13h18 e das 20h30 às 20h48.

Às segundas, quartas e sextas, serão exibidos os programas dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. No Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral distribuiu o tempo entre os candidatos ao governo da seguinte forma:
Iberê Ferreira (PSB) - 6 minutos e 12 segundos / Rosalba Ciarlini (DEM) - 5 minutos e 46 segundos / Carlos Eduardo (PDT) - 2 minutos e 3 segundos / Sandro Pimentel (PSOL) - 51 segundos / Roberto Ronconi (PTC) - 51 segundos / Simone Dutra (PSTU) - 45 segundos / Bartô Moreira (PRTB) - 15 segundos / Camarada Leto (PCB) - 47 segundos
Às terças, quintas e sábados serão exibidos os programas dos candidatos a Presidência da República e os postulantes a uma vaga de deputado federal.

Pelo menos na 1ª semana os principais presidenciáveis se apresentarão da seguinte forma:
Dilma Roussef (PT) - terá 10min39s. Em seu programa deve predomínar sua imagem, mas o presidente Lula também aparecerá em todos eles. Haverá apresentação de propostas, sem críticas ou ataques a adversários;
José Serra (PSDB) - terá 7min18s. Ele pretende mostrar sua experiência administrativa e a sensibilidade social para governar. Haverá críticas ao governo Lula, mas também propostas na área da saúde
Marina Silva (PV) - terá 1min24s. O programa vai se basear na apresentação da candidata para se tornar mais conhecida pelos eleitorezs. Artistas participarão apoiando-a e haverá apresentação e indicação de vídeos do seu site;
Plinio Arruda (PSOL) - contará com 1min1s. Ele fará criticas ao governo Lula nas áreas da saúde, educação e reforma agrária. Devido ao pouco tempo, vai fazer indicações ao seu site, onde há videos e propostas de governo.
(Com informações do TRE e Jornal Folha de São Paulo)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cinco planetas alinhados no céu no início desta noite

Por Cláudio Oliveira/ imagem ilustrativa
Nesta quarta-feira (11) será possível observara a olho nu, o alinhamento de 5 planetas e a lua, no céu de Natal e regiões próximas, possivelmente em Mipibu. A conjunção astronômica acontece logo após o pôr do sol.


Os planetas aparecerão enfileirados numa sequência de baixo para cima na ordem: Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Júpiter, juntamente com a Lua, aparentemente juntos no céu, no horizonte Oeste.

Casa da Família lança hoje projeto 'Harmonia'

Por Cláudio Oliveira/imagem ilustração
A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social-SEMTHAS, através do Centro de Referência em Assistência Social-CRAS, lança na tarde desta quarta-feira (11),  o projeto Harmonia, que oferecerá curso de flauta a 25 crianças e pré-adolescentes, de 09 a 14 anos usuários do CRAS- Centro de São José de Mipibu.

O curso  vai atender diretamente crianças e adolescentes, proporcionando situações em que se desenvolva a expressão através do canto, de forma que se compreenda a importância de um trabalho coletivo como participante de um grupo de coral.

O lançamento ocorrerá na sede do CRAS, a partir das 13h. Segundo o cronograma do projeto, em agosto e setembro o 'Harmonia' será divulgado para as escolas.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia do estudante terá passeio ciclístico em Mipibu

Por Cláudio Oliveira/foto
A Prefeitura de São José de Mipibu, por meio da Divisão de Esportes, realiza nesta quarta-feira (11) um Passeio Ciclístico alusivo ao Dia do Estudante. O evento é organizado pelo coordenador da Divisão de Esportes, professor Dalmo Pereira (foto) e equipe, entre as 8h e às 10h, com saída em frente ao antigo fórum.

“Estamos convidando toda a população, em especial aos estudantes mipibuenses, a se fazerem presentes ao passeio, que é uma forma de comemorar a data, praticando esportes e cuidando da saúde”, convida o professor Dalmo.

Conselho de saúde debaterá sobre as drogas na sociedade

Por Cláudio Oliveira/imagem ilustração
Nesta quarta-feira o Conselho Municipal de Saúde vai debater o impacto das drogas e suas conseqüências na sociedade, em reunião aberta no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O encontro é voltado para organizações governamentais e não governamentais, além de representantes de movimentos sociais.
 "A intenção é buscar a responsabilidade de diversos atores e parceiros no enfrentamento do uso de Álcool e outras Drogas.” Explica o presidente do Conselho, João Ventura.

O evento terá início às 08h30min. Haverá a dinâmica em grupo “De mãos dadas”, apresentação do vídeo “Prevenção ao uso indevido de drogas”, debate, formação de grupos para formulação e apresentação de propostas deliberadas, além da apresentação do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Moradores reclamam dos buracos e lixo no Pau Brasil

Por Jaqueline Oliveira e Leonila Oliveira
Há semanas os moradores da Rua dos Eucaliptos, têm convivido com o lixo que está se acumulando próximo à antiga lavanderia que foi demolida. Os dejetos vêm de algumas ruas do Pau Brasil e também da Rocinha, mas o carro da coleta não está recolhendo-o. Nesta semana, apenas parte das palhas, mato e galhos de árvores que estavam no local foram coletados.

Moradores reclamam que o lixo é recolhido em alguns locais e em outros não, o que gera indignação por parte deles. “Não sabemos quais insetos tem por aí, mas o mau cheiro incomoda muito”, reclama a moradora Maria das Dores.

Júlio Bezerra, responsável pela coleta do lixo no bairro, não explicou exatamente sobre o entulho acumulado próximo à lavanderia, mas disse que o carro deve passar toda semana coletando o lixo das casas. Porém, segundo o mesmo, há ruas em que os buracos impossibilitam a passagem, como è o caso da Rua das Castanholas, onde buraqueira não é novidade há anos.

Dessa forma, além dos buracos, os moradores são obrigados a conviver com o lixo que há um mês não está sendo recolhido naquela rua: “Nos deslocamos para deixar o lixo doméstico em outra rua em que o carro passa, mas o entulhos maiores, não temos como levar”, explica a moradora Maria da Vitória.

Ela e os outros prejudicados aguardam que os responsáveis pela coleta tomem providências imediatas e, já que o problema também são os buracos, aproveitem para solucionar mais essa dificuldade do bairro, pois mesmo sendo poucas as chuvas dos últimos dias, já é possível ver os trantornos.

Estudante universitário mipibuense realiza projeto na cidade

Por Cláudio Oliveira/fotos cedidas
O estudante de Direito Felipe Ferreira, realizou em São José de Mipibu a 3ª edição do projeto Direito e Cidadania. Bruno Carvalho(Advogado, OAB/RN 6440), Júnior Amaral(Bacharelando em Direito), e Felipe Lucas( Licenciando em Pedagogia) formam com Felipe o grupo que presta assistência Jurídica gratuita aos jurisdicionados carentes de Mipibu e cidades vizinhas.
Bruno Carvalho, Felipe Ferreira e Junior Amaral em atendimento
O primeiro atendimento foi realizado no bairro do Arenã e o segundo, em Laranjeiras do Abdias. Nesta edição, ocorrida na sexta-feira (06), novamente foram atendidos os moradores da comunidade de Laranjeiras do Abdias, uma vez que muitos ficaram sem atendimento, em função da alta demanda.
Segundo  Felipe, o projeto busca atender, orientar e se necessário impetrar ações para pessoas de baixa renda que não tenham acesso ao Judiciário. De volta à Laranejeiras, o projeto revisou alguns atendimentos já realizados na última passagem pela comunidade.
 
Felipe Lucas coordena população que aguarda momento de ser atendida
"Agradecemos à professora Carmem Lúcia que nos ajudou muito para que o Projeto pudesse ser realizado naquela localidade, aos professores, Jaqueline Menezes Nunes Bento e Elias Alves de Souza , Diretora e Vice-Diretor do Colégio CERU respectivamente que gentilmente nos cederam o espaço para que pudéssemos realizar os atendimentos, bem como a mídia local que sempre que solicitada tem nos incentivado e prestado o seu apoio incondicional divulgando o nosso Projeto."

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Senadores Potiguares são os menos produtivos de Brasília

Por Cláudio Oliveira
NOTA: Em época de eleição, vale a pena avaliar o desempenho daqueles políticos que já estão no poder. As informações desta postagem foram divulgadas por jornais de grande circulação em todo o RN e trata-se da sugestão de um leitor.

Garibalde Alves
Segundo o Portal da Transparência, desde 2003, a bancada do Rio Grande do Norte no Senado é a única com desempenho de 0% no índice da taxa de aprovação e a menos produtiva em termos de apresentação de matérias de "impacto" (relevantes).

José Agripino
Apesar de os três senadores potiguares se destacarem a nível nacional (Garibalde Alves/PMDB, já foi presidente do Congresso Nacional e comanda atualmente a Comissão de Assuntos Econômicos/CAE, José Agripino/DEM é o líder da oposição e Rosalba Ciarlini/DEM é a presidente da Comissão de Assuntos Sociais/CAS), eles apresentaram apenas 17 propostas e nenhuma delas foi aprovada, diferente do Rio Grande Sul, por exemplo, que lidera com 372 proposições, das quais 22 duas foram aprovadas. Os três senadores disputam as próximas eleições em 03 de outubro.

Rosalba Ciarline
Nem nas matérias de pouco ou nenhuma importância a bancada potiguar se salva, já que aparece nas últimas posições com apenas 35 proposições. Mas a atividade parlamentar não se resume à apresentação de matérias. Os senadores e deputados apresentam todos os anos emendas que podem resultar em obras nos estados e podem conseguir verbas nos ministérios para viabilizar projetos, entre outras questões.



E os deputados?
A bancada de deputados federais potiguares é a sétima mais produtiva na Câmara, em Brasília. Foram 60 proposições, mas apenas uma delas aprovada. A taxa de aprovação dos federais é de 1,7%. Já o quesito matérias de pouca ou nenhuma relevância totaliza 16 projetos com 2 deles aprovados. Todos os atuais deputados federais disputam a reeleição: Fábio Faria (PMN), João Maia (PR), Henrique Eduardo Alves (PMDB), Rogério Marinho (PSDB), Felipe Maia (DEM), Fátima Bezerra (PT), Betinho Rosado (DEM) e Sandra Rosado (PSB).

E quanto aos deputados estaduais, o Rio Grande do Norte aparece como um dos estados que têm um legislativo estadual sem divulgação do desempenho dos seus parlamentares.

ATENÇÃO LEITORES!

ESTE BLOG PASSARÁ A EXIBIR CONTEÚDO SOBRE AS ELEIÇÕES 2010. SERÃO TEXTOS RELACIONADOS AO ANDAMENTO DAS CAMPANHAS DOS CANDIDATOS NA CIDADE E INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA QUE O ELEITOR VOTE CONSCIENTE.
EM REPEITO AO LEITOR, AS POSTAGENS NÃO FARÃO PROPAGANDA CONTRA E NEM A FAVOR DE NENHUM CANDIDATO, FICANDO ISENTAS DAS PREFERÊNCIAS PESSOAIS DE CADA INTEGRANTE QUE COLABORA COM O BLOG. (Sim, pois somos cidadãos e também votamos, logo cada um tem a sua preferência, muito embora, não seja a mesma de toda a equipe).

ESPERAMOS PODER COLABORAR INFORMANDO SEM PROVOCAR CONFUSÃO NA CABEÇA DE NENHUM (E)LEITOR.

COMENTE, OPINE E EXPRESSE COMENTÁRIOS. MAS TEREMOS CAUTELA EM DIVULGAR OS ANÔNIMOS.

A Equipe


terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lei obriga maternidades a realizar teste da orelhinha

Por Cláudio Oliveira/imagem ilustrativa
A partir desta terça-feira (03) todos os hospitais e maternidades devem realizar gratuitamente o teste da orelhinha em bebês nascidos em suas dependências, de acordo com a lei sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União.


Em Mipibu, a única maternidade da cidade, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APAMI), não realiza o teste. Entretanto, a mãe deve levar a criança ao Centro de Referência para que o bebê não fique sem o chamado 'exame de emissões otoacústicas evocadas'.

O teste  identifica precocemente problemas auditivos e deve ser feito preferencialmente nos primeiros dias de vida do bebê. É realizado enquanto a criança está dormindo, dura cerca de dez minutos e o resultado sai na hora. Se houver suspeita de problemas auditivos, a criança deve ser encaminhada à avaliação audiológica.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Casa da Família recadastra no Programa do Leite

Por Cláudio Oliveira/imagem
Nesta segunda-feira (02) a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistencia Social - SEMTHAS, inicia o período para renovação do cartão, correspondente ao Programa do Leite, que acontece no Centro de Referência de Assistencia Social-CRAS, mas conhecido como Casa da Família, no turno Vespertino a partir das 13h às 16h.

CARTÃO DE N° 01 A 400 - DIAS: 02,03,04,05 E 06 DE AGOSTO/2010.
CARTÃO DE N° 401 A 733 - DIAS: 09,10,11,12 E 13 DE AGOSTO/2010.
NOVATOS: 16 E 17 DE AGOSTO DE 2010.

Segundo a coodenadora do CRAS-Centro, Ana Catarina Batista, a renovação só acontecerá com a presença do responsável, estando com toda documentação original em mãos, pois na ocasião também será realizado o cadastro da família no CRAS. O programa do elite é coordenado pela no município pela Srª Roberlandia.
Mais informações pelo telefone (84) 3273-3232.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...