segunda-feira, 4 de julho de 2011

AMEAÇAS, REPRESSÃO E DEMISSÕES POR CAUSA DE REPORTAGEM EM PAU BRASIL

Por Cláudio Oliveira/imagens ilustrativas
No bairro do Pau Brasil a presença da reportagem de uma emissora de TV que mostrou os problemas da comunidade e questionou, ao vivo, o vice-prefeito Arízio Fernandes, parece ter irritado os que defendem a gestão municipal, tanto que moradores estão sendo repreendidos com ameaças e até demissões, acusados de terem convocado a TV para denunciar os problemas, fato que não teria sido errado por parte da população.
Até o momento desta postagem já houve ameaças de transferir a creche do local onde funciona, porque supõe-se que a proprietária do terreno, alugado à prefeitura, tenha feito a denúncia dos problemas que persistem há anos no bairro sem resolução do poder público.
 
Outros moradores estão sendo demitidos de seus empregos que tenham ligação com a administração municipal. Dois rapazes já perderam seus empregos na empresa TCL, contratada para o serviço de limpeza urbana da cidade e outro funcionário estaria sob ameaça. As informações circulam pela comunidade oriundas dos familiares que sentem-se prejudicados e injustiçados com a situação.

O caso mais notável é o da moradora Andreza Rosa. Ela disse que seu marido foi contratado na terça-feira (dia em que a reportagem foi gravada) pela manhã porque havia uma vaga para dirigir o caminhão que recolhe os entulhos nas ruas e estava parado por falta de funcionário. Ela foi questionada e confirmou à reportagem (mesmo sem gravar) que realmente os problemas de infraestrutura existiam no bairro. Na ocasião pessoas do bairro ligadas à prefeitura repreendiam Andreza na frente da repórter.

No mesmo dia o esposo da moradora foi demitido com a justificativa de que não era mais necessário motorista para aquele posto, mas no dia seguinte, outro motorista lá estava realizando o serviço. Andreza não chegou a gravar depoimento para a reportagem da TV porque disse ter medo de não receber uma casa do projeto do Governo, administrado pela prefeitura, mesmo assim o marido perdeu o emprego e ela teme ainda não ser beneficiada no projeto das casas. Além disso sente-se mal por estar sendo acusada de algo que não fez.

Andreza recebeu a confirmação de que o marido foi demitido por esse motivo do próprio secretário de Transportes, Beto Lima, que lhe disse: "Você fez por merecer. A prefeita nunca imaginou que você pudesse fazer isso (denunciar) com ela". O fato é comentado na comunidade e Andreza diz que continua sendo acusada, ao seu vê, por pessoas da comunidade ligadas à política e teme novas repressões, inclusive, por dessa vez, está realmente denunciando o acontecido.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...