sábado, 16 de julho de 2011

ECO LÓGICO: O destino do seu óleo de cozinha usado

O que você faz com o óleo usado em sua casa? Você sabia que uma gota de óleo de cozinha con-tamina 25 litros de água e que um litro dele contamina cerca de 1 milhão de litros de água, que é equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos?

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, sendo necessário o uso de produtos químicos (tóxicos) para desentupir.  Jogar o óleo na pia acarreta fins desastrosos à natureza se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico, como acontece em nossa cidade, por não possuir uma rede de tratamento de esgoto e dessa forma, o óleo acaba se espalhando na superfície de rios e de represas, causando danos à fauna aquática.


Se jogado no chão, permanece no solo, impermeabilizando e contribuindo com enchentes, ou entra em pro cesso de decomposição liberando gás metano ao ambiente, causando mau cheiro e agravando o efeito estufa.  Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado no ambiente é preciso que sejam criados meios de reciclagem.

Diversas são as possibilidades, entre elas a produção de sabão e detergente os pontos de coleta para recolher óleo usado, mas em nossa cidade ainda não existem esses postos, como nos supermercados Nordestão e Carrefour, em Natal. As empresas públicas e/ou privadas de Mipibu deveriam se preocupar com o desenvol-vimento sustentável que é um processo que exige compromisso coletivo. Fica aí a dica. Pensou? Analisou? Concluiu? Então vamos fazer a nossa parte!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...