quinta-feira, 14 de julho de 2011

NADA NA CIDADE RELEMBRA OS 130 ANOS DE FALECIMENTO DO BARÃO DE MIPIBU

Por Cláudio Oliveira
Hoje uma data passa despercebida na cidade. Há exatos 130 anos falecia Miguel Ribeiro Dantas, o 1º e único Barão de Mipibu. No entanto, nada da cidade relembra a data, o que reforça o esquecimento da história local.

Ele faleceu em 14 de junho de 1881 e seus restos mortais estão sepultados no cemitério local. Importante figura política e da economia local, Miguel Ribeiro Dantas recebeu uma homenagem póstuma, o prédio da Casa de Instrução construído por iniciativa dele em 1880 passou a se chamar Grupo de Ensino Barão de Mipibu, hoje, Escola Estadual Barão de Mipibu.

O rico fazendeiro tinha pelo menos 16 fazendas, entre elas destacava-se a Lagoa do Fumo, sede de seus negócios e residência do mesmo na Casa Grande da fazenda, onde administrava todo o seu vasto e patrimônio distribuído por todo o município, com o cultivo da cana-de-açúcar para a produção de açúcar mascavo e derivados.
 
Pertencia ao Partido Conservador da época, tornando-se vereador por algumas vezes. Foi também Juiz Ordinário. E, em 18 de março de 1877, por decreto imperial, recebeu o Título Nobiliárquico de Barão de Mipibu.

Conheça mais sobre o barão de Mipibu e a história da cidade:

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...